top of page

conceito

​​Conhece     a

​​fotografia terapêutica?

Nesta sociedade em que os meios de comunicação (publicidade, televisão, revistas) teimam em mostrar-nos imagens icónicas das pessoas, temos cada vez mais tendência a privilegiar o “parecer” em detrimento do “ser”. Quando não nos encaixamos nas medidas físicas que os media e as modas determinam e impõem, acabamos por acreditar que temos menos possibilidades na vida. Pensamos que somos menos do que os outros.

Dedico-me a ajudar as pessoas que vêm ter comigo a recuperarem a confiança em si mesmas e a aceitarem o seu corpo, facilitando-lhes que gradualmente se revelem perante uma lente fotográfica. Este ato de exposição resulta, em certa medida, numa terapia.
Mesmo que não o reconheça abertamente, qualquer pessoa é sensível à sua própria imagem e áquela que os outros têm de si. A fotografia é um aspeto muito delicado desta questão pois tanto fascina por causa da sua estética, composição e luminosidade, como amedronta devido às apreensões que temos sobre a nossa própria fotogenia.
O método da fotografia-terapia destina-se sobretudo a pessoas que têm uma visão negativa do seu aspeto físico, complexos, que sejam tímidas ou tenham pudor excessivo. Nestes modelos ocasionais, as sessões fotográficas podem ser um complemento benéfico a um trabalho de psicoterapia, contribuindo para melhorar a relação corpo/imagem.
Através da fotografia artística, pessoas cujo objetivo não é de forma alguma tornarem-se modelos, podem descobrir a verdadeira dimensão da sua beleza. Ela está lá, frequentemente inibida por ser ajuizada como “pouco competitiva” face aos cânones de perfeição veiculados pelos media.

© Hervé Hette _ +351 91 818 86 85 _ hervehette@gmail.com

  • s-facebook
bottom of page